segunda-feira, 28 de junho de 2010

Dicas: Quanto custa um computador, parte 1

Bons dias, pessoal!

Mais uma sessão inaugurada aqui no blog, dessa visando ajudar você a escolher seu computador desktop, ou o computador comum de mesa. Por aqui colocarei os componentes detalhados e seus preços, usando de referência uma loja virtual chamada Kabum!, que até hoje não me deu dores de cabeça, mas vocês têm várias outras opções, como a Pichau e a WAZ Hardware Store, por exemplo.

Nessa primeira semana, introduzirei um computador para você que tem um orçamento reduzido mas não quer ficar para trás quando se trata de desempenho. Fiz uma seleção de peças bem bacana, e vou explicar na medida do possível o motivo das minhas escolhas de peças. As observações seguirão ao longo do texto, mas para começar vai uma breve ficha técnica.


  • Público pretendido: Segmento de entrada
  • Custo total: R$1767,10 (R$1502,04 à vista)
  • Perfil do conjunto para o sistema: Boa velocidade de boot, facilmente compatível com virtualmente qualquer sistema operacional de forma fluída, experiência sem engasgos.
  • Perfil do conjunto para multimídia: Experiência boa, com capacidade de reprodução de vídeos em FullHD (embora não possua drive Blu-ray)
  • Perfil do conjunto para aplicações de escritório e navegação de internet: Excelente.
  • Perfil do conjunto para jogos e aplicações 3D: Capaz, moderadamente poderoso. Consegue jogar todos os jogos modernos do momento em que essa postagem foi feita em configurações medianas, sem filtros ou enriquecimento exagerado de detalhes. Emuladores de videogames como PS2 são possíveis e fluídos.

Bem, pessoal, como já disse, o foco dessa máquina é em computadores de entrada, portanto não esperem componentes top de linha a esse preço. A qualidade é boa, da energia aos componentes internos, formando um conjunto respeitável para o usuário comum e jogador ocasional (ou até frequente, se não for enjoado). O entusiasta pode sentir falta de poder de fogo, mas a dele vem na outra semana. Vale ressaltar que os componentes citados formam uma opção minha, e que a escolha de alguns componentes pode variar da preferência de marca/montadora de pessoa para pessoa. Se tiver outras sugestões, por favor poste nos comentários!


  • Placa Mãe P5KPL-AM 189,90
  • Processador Pentium Dual Core E5300@2.6Ghz 195,90
  • Memória 2GB DDR2 800Mhz (genérica) 149,90
  • HD Western Digital Sata2 500Gb 7200 RPM 179,90
  • ASUS Gravador DVD-RW SATA 24X DRW-24B1ST 71,90
  • Placa de Vídeo XFX Ati Radeon HD-465X-YAF2 512Mb DDR2 219,90
  • Fonte ATX 3R System Iceage 450W Reais 179,90
  • Gabinete Thermaltake ATX V3 Black Edition VL80001W2Z 179,90
  • Monitor LCD Acer 18.5 Polegadas WideScreen X183H BBD 399,90

Processador possante de dois núcleos, poderoso o bastante para aguentar um upgrade de vídeo e acompanhar sem fazer feio. Desempenho intermediário de mercado a baixo custo, com boa capacidade de overclock. A placa mãe é de uma montadora conhecida, a Asus, e carrega um chipset Intel de baixo custo mas bastante capaz; por si, o vídeo onboard não é capaz de gerenciar jogos 3D modernos, mas vira-se bem em aplicações usuais de escritório. A memória de 2GB oferece fluência para sistemas operacionais modernos como o Windows 7, por exemplo, e é o mínimo necessário para jogos; havendo um dinheirinho sobrando, sugiro que se dobre a quantidade de memória no futuro caso a experiência ainda não esteja a seu gosto, e opte por uma marca como Kingston (que possui memórias baratas e de qualidade no segmento de entrada). O HD, lugar em que se armazenam os arquivos, oferece espaço de sobra para o usuário convencional a um preço acessível, tendo a qualidade da marca WD para contar a seu favor e uma velocidade de acesso aos dados do disco boa. O gravador de DVD, sem muito o que comentar: é durável e faz o serviço, e não acredito que seja necessário muito mais do que isso. A placa de vídeo 4650 é poderosa mesmo em sua versão DDR2, possibilitando a jogatina em gráficos médios sem filtros ou tratamentos extras de imagem, ideal para boa parte dos consumidores. A fonte de energia Iceage surgiu como uma boa solução para computadores de baixo custo que precisam de energia confiável; suporta upgrades até segmento moderado sem fazer feio e você fica sem medo de danificar seu computador. O gabinete é uma escolha pessoal, mas particularmente achei esse modelo da Thermaltake muito bonito e bem construído, com um bom design para ventilação dos componentes internos. O monitor é grande, propiciando boa experiência multimídia, mas não corresponde à resolução que se espera desse tamanho de tela; ainda assim, um bom monitor.

Você não joga? Abra mão da placa de vídeo e economize uns trocados a mais! De restante, sigam a recomendação e vocês devem estar bem. Então, por essa semana, é isso aí: comentem, sugiram possíveis trocas e discutam. Em caso de dúvidas, responderei para auxiliar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você não precisa ser da NASA pra comentar: