domingo, 4 de julho de 2010

Caçando e instalando drivers para seu computador - A missão!

Pois é, pessoal, fiquei uns dias fora, testando um brinquedinho novo que comprei - o Motorola Milestone. Mas falo disso depois, vou aqui ensinar a vocês mais um tutorial para deixarem seus computadores tinindo logo após uma formatação e instalação de um sistema operacional.



Antes de mais nada, compreendam o seguinte: os hardwares estão presos a um determinado tempo, e seu suporte vai usualmente poucos anos para frente e para trás de sua fabricação. Ou seja: em dispositivos novos, já se torna comum que não se consiga o software controlador (ou driver, como preferir) para o Windows XP - afinal, convenhamos, é um sistema que já está no mercado há cerca de 10 anos! - e, em dispositivos antigos, da época do início do XP, você pode não conseguir suporte no Windows Vista. Depende muito do fabricante e de como ele trata a atualização dos seus produtos, mas por regra geral é interessante utilizar um sistema compatível em idade com os componentes do seu computador.

Dito isso, vamos lá. Alguns passos simples:

1° Passo: Você é uma pessoa cuidadosa? Se sim, provavelmente conserva o CD da sua placa mãe. Ele praticamente faz com que você possa ignorar todos os demais passos desse guia, a não ser que tenha outros componentes, mais difíceis de encontrar, que sejam offboard (ou seja, não são chipados na placa mãe).

2° Passo: Você sabe qual é a sua placa mãe? Sabe o que tem dentro do seu gabinete? Se sim, passe adiante. Se não, atençao aqui. O programa que você deseja é o Everest Ultimate Edition. Encontre-o no Baixaki ou coisa semelhante, assim vai sempre ter a versão mais atualizada. Se não tiver acesso à internet no computador em questão por ainda não ter driver de rede ou wireless instalado, recomendo baixar o programa de outro computador e gravá-lo em CD ou pendrive.

3° Passo: Abra o Everest, expanda a sessão Placa mãe e clique em Placa mãe. Normalmente, você terá o nome da placa mãe ali, mastigadinho para você. No caso de ter comprado computadores ou notebooks de fabricantes nacionais, o nome pode estar como desconhecido, e isso complica um pouquinho. A recomendação aqui é: abra (contanto que não esteja na garantia) o seu gabinete e procure pelo nome da sua placa mãe. Usualmente, está próximo dos slots de memória. Aproveite e veja se tem mais placas espetadas nela. Se tiver e você não encontrar nomes e números para identificar, retorne ao Everest e procure na sessão dispositivos de hardware e dispositivos físicos.

4° Passo: Aqui já é pra estar fácil: com todos os seus dispositivos identificados, você precisa ver quais estão não funcionais. Alguns você sabe de cara: vídeo se a tela estiver com resolução estranha, aúdio quando está sem som algum, e rede quando você não tem conexão de rede no painel de controle. Mas além disso, tem coisas que são menos perceptíveis, mas ainda assim são importantes. Chipset, por exemplo, controlador de HDMI para som e outros. Abra seu painel de controle (se estiver no XP, clique em seguida em sistema) e então em gerenciador de dispositivos. Procure pelos pontos de interrogação amarelos nas sessões e veja se consegue relacionar com o que falta.

5° Passo: Identificados os componentes que precisam de drivers, o melhor é buscar diretamente no site do fabricante. As informações do everest ajudam nisso um bocado. Segue uma lista de fabricantes famosos:

  • PcChips: www.pcchips.com.tw
  • ECS: www.ecs.com.tw
  • Asus: www.asus.com
  • Intel: www.intel.com
  • Nvidia (Geforces e Nforces): www.nvidia.com
  • Ati (Radeons): www.ati.com

6° Passo: Bem, estamos nos encaminhando para o final feliz. Na maior parte dos drivers, basta descompactar e executar o "setup.exe". Noutros casos, pode ser que existam apenas arquivos do tipo ".inf" ou semelhante. Nesse caso, vá até o Gerenciador de dispositivos mais uma vez, clique com o direito no dispositivo em questão, selecione atualizar Driver, peça para evitar atualizações automáticas, e informe ao sistema que irá indicar o melhor lugar manualmente para encontrar o driver. Selecione o lugar na janela que se abre e... pronto! Usualmente um único arquivo aparecerá para ser escolhido, então não tem erro.

Em menos de dez passos ensinamos como descobrir quais são suas peças, como procurar seus controladores e como instalá-los do jeito automatizado e do jeito manual. Mais fácil do que parecia a princípio, né?

Dúvidas e comentários, podem mandar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você não precisa ser da NASA pra comentar: